sábado, 22 de maio de 2010

CONTRAN define cor predominante de veículos


Descobrir a cor de um veículos nem sempre é tarefa fácil. Um exemplo é a cor fantasia (código 16 na tabela RENAVAM), que é definida quando existem tantas cores ao mesmo tempo que não é possível identificar uma predominante.
Agora o CONTRAN definiu, através da Deliberação 94/10, a questão das cores para os veículos de carga, com o seguinte texto: "Art. 1º Definir como cor predominante dos veículos de carga aquela vinculada às suas partes fixas – a cabine, no caso do caminhão, a estrutura fixa, no caso dos reboques e dos semi-reboques – constantes do RENAVAM e nos respectivos CRLV dos veículos, não se considerando a cor da lona ou encerado de fechamento lateral."
Ou seja, no caso de reboques e semirreboques do tipo sider a cor predominante é a do chassis (na combinação da foto ao lado a cor seria o laranja).
No caso de reboques ou semirreboques convencionais a Deliberação não deixa bem claro se a regra é a mesma, pois o chassi e o baú são estruturas fixas. Porém, considerando orientações internas do DPRF e considerando também que muitas empresas pintam a carroceria somente após o registro e expedição do CRLV, deveremos considerar também somente a cor do chassi como predominante.

Clique aqui para acessar o post mais atual sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário